ENGENHEIRO CIVIL
º
Teses do interesse de Conselheiros, Dirigentes de Entidades de Classe e dos Profissionais Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos.
Aceito e agradeço as contribuições, correções e considerações que se fizerem necessárias.
Carta aberta à Exma. Sra. Presidenta da República sobre a “importação de engenheiros”
Avaré-SP, 19 de agosto de 2013.
Excelentíssima Senhora Presidenta da República Federativa do Brasil,
Dilma Vana Rousseff
Li com interesse a vossa iniciativa de importar profissionais de engenharia do exterior para trabalhar no Brasil, e como Engenheiro, militante na área a mais de 30 anos, com expertise no assunto, gostaria de transmitir à V. Exa. com humildade a minha percepção a respeito.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à
Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, que já vem realizando estudos à respeito do assunto, a alguns anos e acredito deveriam ter chegado às suas mãos, e se por acaso isto não ocorreu, por favor cobre a sua assessoria, por que esta está sendo relapsa.
Dentre as atividades de pesquisa do IPEA, uma é fornecer suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Acontece que os trabalhos do Ipea também são disponibilizados para a sociedade, e através destes pude constatar que a opção para “importar engenheiros”, não deve ser a mais recomendada, pelos motivos elencados no relatório somados aos detalhes que procurarei transmitir, sobre a realidade do mercado de trabalho dos engenheiros no Brasil.
Mas, vamos aos fatos... No Boletim Radar nº06, que a Sra. achará no site:http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/100223_radar6.pdf ,
Existe uma pergunta que o Instituto faz! - “Escassez de engenheiros: realmente um risco?” E o estudo contempla uma avaliação do mercado