Engenheiro Civil
SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO
URBANO
LAUDO TÉCNICO DA EDIFICAÇÃO
João Alexandre Dias Gomes da Silva, Engenheiro Civil, registrado no
CREA sob n° 20.116-D, especialista em patologias inerentes a revestimentos de edifícios de médio e grande porte, no âmbito da Engenharia Civil, e conforme solicitado pela Prefeitura
Municipal de Bonito um laudo técnico para o imóvel situado a Praça de São Sebastião que foi desapropriado pela Prefeitura e venho através desta apresentar o meu parecer técnico conforme segue:
1 - Considerações preliminares
1.1 - Finalidade
Tem o presente a finalidade de relatar as anomalias relacionadas à estabilidade do revestimento externo (fachada), e outras análises referentes às áreas comuns do Edifício, cuja denominação é imóvel localizado na Praça de São Sebastião conforme vistoria efetuada in-loco em 21 de agosto de 2013 visando uma reforma geral do imóvel.
2 – Características do Edifício objeto do presente estudo
O Edifício trata de um imóvel antigo de mais ou menos uns 50 anos de construção. 3 – Histórico apresentado
O revestimento apresenta inúmeras patologias, tais como fissuras e trincas externas, desplacamentos do emboço/reboco e regiões pulverulentas (massa podre).
A causa preponderante para o surgimento da pulverulência (massa podre) e desplacamentos do emboço/reboco é a percolação continuada de umidade de fora para dentro e de dentro para fora, tais como: infiltrações proveniente do telhado, calhas e rufos.
A partir do momento em que a pulverulencia do reboco aflorou (perfurou) o revestimento impermeável (tinta antiga) surgiram pontos vulneráveis que permitiram a infiltração das águas de chuva agravando dessa forma a patologia pré-existente.
O agravamento das demais patologias (trincas e fissuras) se deu também devido a falta de manutenção no que dizem respeito à impermeabilização (pintura) externa que sofreu deterioração da camada impermeável