Engenheiro civil
Conceito:
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executam obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infra-estrutura e a ocupação de um edifício.
Características desejáveis de um Engenheiro Civil:
Agilidade, Atenção a detalhes, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de comunicação, capacidade de concentração, capacidade de decisão, capacidade de organização, capacidade de resolver problemas práticos, criatividade, curiosidade, facilidade para matemática, flexibilidade, gosto pela pesquisa e pelos estudos, habilidade para trabalhar em equipe, interesse em construir coisas, interesse pelas ciências, interesse pelo funcionamento das coisas, interesse por computadores, interesse por novas técnicas e tecnologias, raciocínio abstrato desenvolvido, raciocínio espacial desenvolvido e senso prático
Conteúdo:
Basicamente o conteúdo mais utilizado para esta profissão é a matemática. Também depende dos conhecimentos de Física, português e língua estrangeira.
Atividade do Profissional:
Além das atividades comuns a todos os engenheiros, suas atividades incluem:
Analisa o terreno e