Avaliação de custos unitários para incorporação de edifícios
Não se admite improvisação neste item – que é de vital importância - pois a incorreção – ou a ausência na determinação dos valores que devem completar uma obra, pode até torná-la inviável.
A identificação e quantificação das unidades de Custos Indiretos está intimamente ligada ao próprio processo de levantamento de áreas, volumes e quantidades.
Como exemplo, o levantamento de projetos chega a determinado número de metros cúbicos de concreto. Daí em diante, facilmente serão localizadas as Composições de Custos que tratam de transporte horizontal e vertical de materiais, horas de uso de betoneiras, vibradores e demais equipamentos necessários à execução desses serviços, incluindo-se fôrmas , armações e processos de desmoldagens .
O mesmo ocorre com Alvenarias, com a inclusão dos diversos tipos de transporte e armazenamento. Este processo, se repete por ocasião da instalação dos Aparelhos Sanitários e, da mesma forma para as instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, mecânicas e eletrônicas, enfim, tudo incluído dentro do currículo de obras proposto.
Uma sugestão:
Após a identificação de todas as unidades de Custo Direto do levantamento, opera-se o Orçamento – ou Estimativa , em processamento de dados, com listagem de materiais. Isto se faz necessário para a determinação e o conhecimento do total de horas de trabalho, pois EM TODAS AS COMPOSIÇOES DE CUSTOS ANALÍTICAS estão determinados todos os coeficientes da mão-de-obra empregada em todas as unidades de custos utilizadas. Esta relação permite que se complete a formação dos Custos Indiretos com a determinação do volume de vales-transporte, refeições, materiais de proteção