Plantio do eucalipto
ESCOLHA O LOCAL
De preferência, escolha terreno de morro, que esteja fraco, abandonado ou com samambaia; terreno cansado, com sinal de enxurrada e que não esteja produzindo.
Comece a preparar o terreno dois meses antes do plantio.
Onde tem formiga, não se planta eucalipto.
Assim que você escolher o terreno, faça uma vistoria nele e nas redondezas.
Elimine os formigueiros que encontrar dois meses antes do plantio.
Coloque 10 gramas de isca de cada olheiro ativo. Não coloque dentro do olheiro nem na terra solta da boca do olheiro.
[pic]
- AVISO IMPORTANTE - não pegue a isca com a mão, use uma vasilha só para isto. - Veja na redondeza também. Formiga não respeita cerca nem divisa de propriedade.
LIMPE TODA A ÁREA
Você deve fazer a operação de destoca ou preparo do terreno, aproveitando o material existente na lavoura, juntando o resto do mato e fazendo leiras no sentido das curvas de nível.
Comece roçando o mato e leiras formando um cordão, conforme a figura. A fileira deve ter a largura de 3 metros.
[pic]
FAÇA PLANTIO DIRETO OU ARAÇÃO E GRADAGEM
Preferencialmente deve ser utilizado o plantio direto.
Alternativamente, quando a inclinação do terreno permitir, após a limpeza do terreno, inicie os trabalhos de aração e gradagem. De preferência esses trabalhos devem ser realizados após algumas chuvas ou com o solo úmido; isso melhora a profundidade da aração. Se necessário, faça a gradagem duas vezes.
PLANEJE OS CAMINHOS E ACEIROS
Quando você efetuar os trabalhos de limpeza e aração, faça uma programação dos aceiros e carreadores internos. Os aceiros devem ter no mínimo 6 m de largura em todo o perímetro da área, facilitando a prevenção e combate a incêndios.
Os carreadores internos em áreas inclinadas deverão ser traçados em sentido bem suave, cortando as águas, de modo a não serem prejudicados pela erosão. Poderão ser traçados com saídas e