EUCALIPTO PLANTIO E COLHEITA
CULTIVO DO EUCALIPTO
RAFAEL MARQUES DA SILVA
Rondonópolis/MT
2012
RAFAEL MARQUES DA SILVA
RA: 5899081913
PLANTIO E COLHEITA DO EUCALIPTO
Trabalho da disciplina “Agroinformática”, do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera Educacional de Rondonópolis-MT, realizado individualmente com o objetivo de apresentar as características principais do cultivo do eucalipto, em especial a fase de plantio e colheita.
1º Semestre
Rondonópolis/MT
2012
INTRODUÇÃO
O gênero Eucalyptus, pertencente à família Myrtaceae, tem sua origem na Austrália, exceto pelas espécies E. urophylla e E. deglupta que ocorrem em ilhas na Oceania fora da Austrália.
O Eucalyptus é dividido em 8 subgêneros: Blakella, Eudesmia, Gaubaea, Idiogenes, Telocalyptus, Monocalyptus, Symphyomyrtus e Corymbia (hoje considerado gênero).
Atualmente, têm-se de 600 a 700 espécies já identificadas, com diferentes exigências quanto à fertilidade de solo, tolerância a geadas e a seca, possibilitando seu plantio em mais de 100 países, todos com importância econômica. No Brasil, as principais espécies plantadas são o E. grandis, E. saligna, E. urophylla, E. viminalis, híbridos de E. grandis X E. urophylla, E. citriodora, E. camaldulensis, outros. A primeira descrição botânica do género foi da responsabilidade do botânico francês Charles Louis L'Héritier de Brutelle, em 1788.“O nome do seu género faz referência à capa ou opérculo que cobre os órgãos reprodutores da flor, até que cai e os deixa a descoberto. Este opérculo é formado por pétalas modificadas. De facto, o poder atractivo da sua flor deve-se à exuberante colecção de estames que cada uma apresenta, e não às pétalas, como acontece com muitas plantas. Os frutos são lenhosos, de forma vagamente cónica, contendo válvulas que se abrem para libertar as sementes. As flores e os frutos do eucalipto são, de