ETICA MANUSCRITO
Antes da explanação sobre a filosofia moral ou ética, deve-se atentar a filosofia, área que tem como objetivo o conhecimento humano.
A filosofia inicia-se no século V a.C na Grécia antiga como uma tentativa de entender o próprio ser humano e a natureza que os cerca. Sua conceituação sofreu várias modificações ao longo de décadas e atualmente define-se como “uma reflexão sobre as ideias que fundamentam os diferentes aspectos da vida, da sociedade e do mundo”. A filosofia caracteriza-se por refletir sobre os problemas teóricos assim, os diferentes problemas teóricos que aparecem ao longo da historia fazem surgir às áreas da reflexão filosófica, dentre elas então: A filosofia politica (fundamentos do poder politico), filosofia da arte ou estética (fundamentos da arte), filosofia da ciência (fundamentos do conhecimento cientifico) e por fim, a filosofia moral, que será mais compreendido ao longo da leitura.
ÉTICA OU FILOSOFIA MORAL
Entre as várias áreas da reflexão filosófica temos a filosofia moral ou simplesmente, ética. Que é um conjunto de regras de convivência ou de costumes que as pessoas devem, ou não, fazer.. O questionamento dos valores e das regras de convivências da sociedade é necessário para a existência da ética e consequentemente, o aprimoramento da vida social.
Ela surge com o intuito de regular as relações sociais, porem a existência dos costumes presentes numa sociedade não configura a existências destas regras.
Estes costumes, por sua vez, surgem da libertação do homem em relação ao domínio da natureza, por exemplo: O homem primitivo era dependente da natureza para sua alimentação e a racionalização deste ser com a elaboração de técnicas para o armazenamento e instrumentos de plantio e criação de animais diminuiu sua dependência da natureza e possibilitou a evolução do ser humano, que consequentemente se organizam em grupos e surge a necessidade de impor limites aos indivíduos necessários para a boa convivência social (costumes, moral