Topicos II Para O Trabalho
Nome: Thais dos Santos Queiroz
NºUSP: 8024255
Acárdia e sua importância sociocultural na Europa
A Itália passava por uma crise durante o fim do seicentismo/barroco e início do setecentismo, proveniente do antigo regime do país. Durante esse fim de período o governo italiano inicia uma fase de transformações radicais em relação a vida cultural da Itália, movimentos completamente novos foram começados.Os conflitos sociais emergiam e o domínio da contra reforma prevalecia.O monopólio e poder econômicos e culturais estavam nas mãos da igreja.
Sendo uma fase pós-guerra, a precariedade da vida humana era devastadora e a influência da igreja soberana, foi a época mais dura em relação a “Santa Inquisição”. Foi também onde o tráfico e comércio de mercadorias tinha força, com a colonização no seu auge. Durante as viagens, os navegantes transmitiam aos países americanos e asiáticos os problemas enfrentados na Europa. Uma luta por poder político e econômico se projetava por todo o planeta.
É nessa época então, final do século XVII, de dificuldades e crise cultural, que uma febre de reflexões e pesquisas se manifestam, em especial na Inglaterra, França e Holanda, acerca da ideologia absolutista.
Paul Hazard (1878 - 1944), importante historiador e membro da academia francesa, falava em uma forte crise da consciência europeia, como se a guerra tivesse também devastado a cultura popular. Hazard identificou um caráter fundamental na nova disponibilidade da discussão e indagação racionalista. Processo esse que era baseado em focar na extremidade mais avançante da cultura europeia, que parecia desenvolver a instancia de rigor e de coerência que ocorreram no próprio movimento racional cartesiano e na nova ciência chamada galeliana. Importante destacar aqui a relevância da reforma protestante nesse processo, já que o descontentamento com a igreja foi o estopim dos novos movimentos.
Os italianos, em geral havia muito que tinham para o