Puc Economia Estudo Dirigido
Núcleo Universitário em Contagem
Graduação em Administração
Gustavo Luca de Araujo Sousa
ECONOMIA
Belo Horizonte
2015
ESTUDO DIRIGIDO
Prof. Robson dos Santos Marques
1º Período - Manhã
1) Etimologicamente, o que significa economia? Etimologicamente, economia é a junção de “oikos”(casa) e “nomos”(costume, lei, norma), resultando em “oikonomos”, que pode ser entendido como norma da casa ou da cidade.
2) O que representa os recursos de produção terra, trabalho, capital, tecnologia e empresariedade? Os recursos são os fatores ou elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. Na economia, o termo terra é usado em sentido amplo, indicando não só a terra cultivável e urbana, mas também os recursos naturais que contêm, como, por exemplo, os minerais. O fator trabalho refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo. O trabalho é o fator de produção básico. Os trabalhadores se servem das matérias-primas obtidas na natureza. Com a ajuda da maquinaria necessária, transformam-nas até convertê-las em matérias básicas, aptas a outros processos ou bens de consumo. O capital compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos, a existência de meios elaborados e demais meios utilizados no processo produtivo. Recebem essa denominação porque, nas economias capitalistas, o capital geralmente é de propriedade privada e especialmente dos capitalistas.
3) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos? Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Em virtude da escassez de recursos de produção, a sociedade tem que escolher, dentro do leque de