Monografia Vers O Final Revista
1 INTRODUÇÃO
A
partir
do
presente
trabalho
objetivou -se
estudar
a
viabilidade econômica do Eucalipto no Oeste de São Paulo, mais precisamente na região de Presidente Prudente SP, uma vez que o clima que é favorável para tal cultura, a região atualmente é dominada pela plantação de cana-de-açúcar e pela criação de bovinos.
O Eucalipto surge como uma alternativa para vários tipos de agricultores, seja pequeno, médio ou grande produtor, porém sua produção é considerada de longo prazo, sendo possível efetuar a colheita em média de 5 a 7 anos, levando -se em consideração que sua utilização ao final do processo, é servir para construção civil, cujos preços serão mais atrativos, porém seu tempo de colheita será em média de 12 anos.
O estudo em tela leva em conside ração a lavoura de
Eucalipto desde o preparo do solo, até a colheita, pois um cultivo mal conduzido e elaborado poderá ser responsável pelo fracasso do negócio, assim como vários fatores podem impactá -lo diretamente, a região apresenta um solo arenoso, o a gricultor deverá se atentar a esse aspecto, pois cada variedade é adaptável a um determinado tipo de clima ou de solo.
Diante do exposto, foi necessário apresentar no trabalho o processo do cultivo do Eucalipto desde o preparo de solo, até a colheita. Serão abordados também o delinear histórico do setor e sua importância para a economia mundial, nacional e regional, foram analisados a importância desta planta nos níveis apresentados. Quanto à região foram pesquisados possíveis clientes, bem como o consumo do produto ao longo dos anos.
Frente ao contexto apresentado, destaca -se a existência de clientes potenciais, como a Brasil Celulose, situada em Três Lagoas –
MS, que apesar de sua unidade fabril, ser no Estado do Mato Grosso
19
do Sul, seu nicho de mercado e atendimento ao consumidor final supre uma parcela significativa do Oeste de São Paulo, ou seja, a área do
Oeste de São Paulo, ou seja, área em questão, para este estudo.
Nesse sentido,