engenheiro civil
"Profissional que se dedica à arte de construções civis e públicas, como edifícios, estradas, pontes e outros"
Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser engenheiro civil?
Engenheiros civis são profissionais que estudam, projetam, fiscalizam e supervisionam construções de pontes, elevados, túneis, viadutos, edifícios, redes hidráulicas e de esgoto, barragens, rodovias, ferrovias, estádios etc. Transformam, através de cálculos e desenhos, materiais brutos - calcário, pedra, ferro, aço, madeira, terra, areia - em estruturas úteis para o homem, buscando sempre o menor custo e as melhores condições de segurança.
Quais as características necessárias para ser engenheiro civil?
É preciso muita habilidade numérica para os cálculos e medições, meticulosidade, concentração e liderança.
Características desejáveis: agilidade atenção a detalhes capacidade de adaptação a novas situações capacidade de comunicação capacidade de concentração capacidade de decisão capacidade de organização capacidade de resolver problemas práticos criatividade Qual a formação necessária para ser engenheiro civil?
Para exercer a profissão de engenheiro civil é necessário o diploma de graduação em engenharia civil. O total domínio do inglês e de computação são exigências comuns. Além da formação técnica de qualidade, as empresas cada vez mais demandam conhecimentos na área gerencial e valorizam conhecimentos gerais. Engenheiros devem estar sempre bem informados sobre novas tecnologias em sua área de especialização, que avançam muito rapidamente, através de constante leitura de revistas e livros especializados.
Principais atividades de um engenheiro civil
Além das atividades comuns a todos os engenheiros, suas atividades incluem: analisar o terreno e escolher o local das futuras instalações; estudar a mecânica dos solos, para identificar movimentos de terra;
Estudar a circulação das águas subterrâneas ou de superfície e a incidência da