Comentário do texto: História da Educação – Período Romano
UILTER BRASILIANO MARQUES
Facilitador: R. A. C.
Aluno: Uilter Brasiliano Marques
Comentário do texto: História da Educação – Período Romano
O autor inicia o texto resumindo a história da educação romana expondo o quão ela era primitiva. Os romanos inicialmente focavam a formação de guerreiros. A mulher era o ser responsável pela união da família e controlava a educação dos filhos e o pai tinha o papel de chefe da casa e era mais rígido, mediante todas as dificuldades encontradas a maior delas era o sustento em relação a agricultura.
O estudo no século II a.C. melhorou a gramática e a oratória mas só no século I a.C. que foi fundada a escola de retórica e uma melhoria na organização das escolas.
Os alunos da época aprendiam através de materiais rústicos: escreviam com estilete sobre tabuletas de cera, calculavam utilizando os dedos ou pedrinhas.
Eram submetidos a rígidas disciplinas e passavam boa parte do dia na escola.
Nas escolas secundárias ou de gramáticas era trabalhando textos gregos e latinos através da lectio, da enarrario, da emendatio e a judicium. No entanto nas escolas de retórica onde ser trabalhava política forense, filosófica, eram trabalhados os discursos morais e as controvérsias mantendo na escola romana o princípio retórico e a tradição das artes liberais. Um ponto interessante do estudo das escolas primitivas é que o ensino também prevalecia para os grupos inferiores e subalternos. Eram ensinos profissionalizantes ligadas aos ofícios e as práticas de aprendizagem.
Conclui-se que a aprendizagem era direcionada não só as elites como também á população, direcionando as atividades ao exercício da agricultura, do artesanato e por fim do artesanato de luxo. Dessa forma, percebe-se que a educação sempre esteve presente desde os tempos primitivos da humanidade.