Pontes de Macarrão
Faculdade Meridional IMED
PONTES DE MACARRÃO
Passo Fundo, 18 de junho 2014
1. INTRODUÇÃO
A ponte foi construída a partir de espaguetes e com o uso de colas, fitas, tesouras e réguas.
O trabalho realizou-se com a participação de seis integrantes. Antes da construção foram buscados conhecimentos para a execução do projeto, buscou-se sobre: medidas, tamanhos, quantidade de pacotes de espaguetes a serem usados, entre tantos outros requisitos necessários para a concretização da ponte. Com esses materiais obtidos o trabalho foi colocado em prática, utilizaram-se réguas para ficar tudo na medida correta.
A proposta deste trabalho da ponte de espaguete era de adquirir conhecimento, em estrutura, força de materiais, entre outros. Contudo, a ponte, também, deveria suportar 8kg, que seria testada com 4 tijolos de aproximadamente 2kg cada um. Seguindo a metodologia correta, no decorrer desta apresentação, apresentaremos os caminhos do trabalho.
2. METODOLOGIA
Os materiais usados foram espaguetes finos e longos, cola quente, fio dental, tesoura, fitas e régua. Foram feitas ligações em vários ângulos para que sua resistência seja maior. Também foram agrupados os espaguetes em 20 unidades com fitas.
3. OBJETIVO
I. Objetivo Geral:
Adquirir conhecimentos sobre a área de forma prática.
II. Objetivos específicos:
- conhecer a realidade de resistência dos materiais;
- obter conhecimentos de melhor forma de manuseio das ferramentas;
- conhecer os quais tipos de forma que pode ser realizado o trabalho e saber qual o resultado.
4. DESENVOLVIMENTO
Começou-se cortando as massas em pedaços com tamanhos de: 6cm; 4,2cm e 14cm, cada pedaço com o tamanho especifico a ser usado, corretamente. Após, colaram-se as massas cortadas com cola quente nas pontas, e ao redor dela coloram-se um fita branca e uma camada de cola quente. Utilizou-se a régua para medir os espaços entre as treliças, e a base da