engenheiro civil
Disciplina Sistemas de Controle Interno
Profa. Dra. Elisete Dahmer Pfitscher
Aluno Mário César Alexandre Júnior (201307307)
Atividade 2
1) Com base na afirmação de Cruz e Glock (2007, p.83):
[...] o controle é exercido pela conjugação da estrutura organizacional com os mecanismos de controle estabelecidos pela
Administração,
incluindo as normas internas que definem responsabilidades pelas tarefas, rotinas de trabalho e procedimentos para revisão, aprovação e registro das operações, envolvendo aspectos contábeis e administrativos.
Explique, resumidamente, o que são as atividades de controle interno.
Atividades de controle envolvem inicialmente a definição de parâmetros ou pontos de controle, a identificação das referências para comparação e posterior avaliação da situação encontrada pela instituição pública, quanto ao desempenho.
Uma forma de identificar as referências para futuras comparações pode ser realizada através do benchmarking, pois a aplicabilidade dele auxilia na gestão e proporciona possibilidades de autocontrole e autor regulação.
Alguns pontos de controle que devem ser avaliados pelo controle interno são: Avaliação permanente, Controle, Acompanhamento no ensino,
Acompanhamento na divulgação, Registro comissões de licitação, Sistema de informações, Acompanhamento Cobrança Dívida Ativa Tributária, Recursos contribuições sociais e Cumprimento atribuição legal.
2) Entre todas as atividades, consideram-se como mais críticas e relevantes da administração Municipal: contabilidade e finanças; arrecadação tributária; administração de recursos humanos e folha de pagamento; compras; licitações e contratos; obras e serviços – saúde pública e controle patrimonial, dentre outras. (CRUZ; GLOCK, 2007).
Com base nesse enunciado, você poderia justificar as razões pelas quais essas atividades são consideradas as mais críticas?
As razões pelas quais essas atividades são consideradas as mais