bulário
Nome comercial: Litiocar
Nome genérico: Carbonato De Litio
Forma Farmacêutica:
Comprimido simples
Vias De Administração
É absorvido por via oral de forma rápida e completa.
Posologia:
Variável conforme o caso sendo consideradas úteis doses terapêuticas variando de 2 a 6 comprimidos ao dia, devendo, portanto, serem ajustadas a cada caso. O produto exige um controle da li temia, ou seja, o nível plasmático de lítio, pois é através dele que chegamos ao nível terapêutico, esse nível varia individualmente, mas em geral está entre 0,8 e 1,4 em/L, para a fase aguda e entre 0,6 e 1,0 em/L na prevenção da doença maníaco-depressiva. Dose usual para adultos na fase maníaca aguda é de 600mg por via oral, 3 vezes ao dia; para.
Manutenção, 300mg por via oral, três ou 4 vezes ao dia.
Indicações: No tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares, Profilaxia da mania recorrente, Prevenção da fase depressiva, Tratamento da hiperatividade psicomotora. Contraindicações:
O produto é contraindicado a pacientes com má função renal e em indivíduos recebendo diuréticos ou com dieta baixa de sal, porque a depleção do cloreto de sódio aumenta a toxicidade do lítio. Não deve ser usado durante a gravidez e o período de aleitamento. O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade ao carbonato de lítio e/ou demais componentes da formulação.
Efeitos adversos:
Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável ou efeitos colaterais, tais como: aumento exagerado do volume urinário, ganho anormal de peso, insônia, cansaço, diminuição da velocidade de pensamento, sensação de frio, alterações menstruais, dor de cabeça e dores musculares, Frequência de micção aumentada, aumento da sede, náuseas, tremor das mãos, desvanecimentos, taquicardia, pulso irregular, dispneia de esforço, sonolência, confusão.
Precauções:
O lítio pode causar má formação fetal