Engenharia do trabalho - supermercado
O objetivo do presente trabalho é o de realizar o estudo das atividades e situações de trabalho do Supermercado Mar&Sol, um supermercado de médio porte, localizado na Rua Moreira César, no bairro de Icaraí, na cidade de Niterói.
O trabalho teve início com a obtenção de informações relativas ao funcionamento do supermercado e das situações cotidianas de trabalho, bem como da população de trabalhadores do mesmo. No dia 27 de março de 2009, o grupo realizou a primeira visita ao supermercado. Esta etapa foi de fundamental importância para a compreensão adequada das devidas atividades e situações de trabalho existentes no supermercado. Etapa que, se abordada de maneira ineficiente, poderá levar o grupo à formulação de hipóteses equivocadas, e conseqüentemente a um falso diagnóstico para a demanda ergonômica.
O primeiro contato no supermercado foi diretamente com um dos donos e também gerente, o Sr. Moura. Ao explicarmos a proposta de trabalho, ele se mostrou bastante solícito e interessado, ficando apenas de confirmar com os demais donos a autorização para a realização do trabalho.
Neste dia, o grupo obteve informações sobre o funcionamento do supermercado e as primeiras impressões que o gerente tinha sobre o mesmo. Conhecemos as instalações e tivemos um primeiro contato com os funcionários informalmente.
Nesta primeira visita, feita às 4 horas da tarde, pudemos contar 15 pessoas trabalhando, entre caixas, setores de açougue, de padaria e de produtos de limpeza. Nos caixas, observamos apenas mulheres trabalhando, enquanto que tanto no setor de açougue quanto na padaria, observamos somente homens.
Pudemos ver também alguns funcionários carregando caixas de produtos entre os corredores, agachando-se e esticando-se para alcançar as prateleiras. Pretendemos estudar melhor os movimentos e condições de trabalho destes últimos, para verificar possíveis problemas ortopédicos decorrentes destas práticas.
Na segunda visita feita pelo grupo, no dia 30 de