Relatorio de reações quimicas
OBJETIVO: Analisar as reações químicas que ocorrem quando realizada a união dos elementos químicos em um tubo de ensaio.
RESUMO: Realizar experimento das reações químicas que ocorrem (ou não) quando misturados determinados elementos químicos em um tubo de ensaio. Além de analisar os fenômenos ocorridos quando utilizamos de objetos de matéria pura junto a esses elementos químicos, ex: prego de ferro, fio de cobre, magnésio puro. INTRODUÇÃO: Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, uma reação química. Na reação química os átomos permanecem praticamente intactos. Eles são rearranjados” em novas moléculas, formando assim, um novo elemento.
MATERIAIS UTILIZADOS:
1. Pisseta
2. Tubo de ensaio
3. Estante para tubo de ensaio
4. Cápsula de porcelana
5. Pinça metálica
6. Prego pequeno
7. Fio de cobre
8. Pipeta graduada de 10 mL
9. Pipeta graduada de 5 mL
10. Pêra de segurança
11. Bico de Bunsen
12. Caixa de fósforos
13. Bagueta
14. Espátula
15. Balança analítica
16. Papel para pesagem
REAGENTES UTILIZADOS:
1. NaCl 0,1 M
2. NaBr 0,1 M
3. FeCl3 3%
4. NaOH 10%
5. Mg°
6. AgNO3 5%
7. CuSO4
8. CaCO3 PA
9. HCl 1 M
10. Água destilada
11. Fenolftaleína
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Colocar em um tubo de ensaio:
1. 5 mL de solução de Cloreto de Sódio (Na Cl) + 5 mL de solução de Brometo de Sódio (Na Br).
2. 5 mL de solução de Cloreto de Ferro III ( Fe Cl3)+ 1 mL de solução Hidróxido de Sódio (Na OH). Caso não formar precipitado, adicionar um pouco mais de base.
3. Levar um pequeno fragmento de Magnésio puro, seguro por uma pinça metálica a chama do bico de Bunsen. Observar e anotar. Recolher o produto em uma cápsula de porcelana. Adicionar 10 mL de água destilada e agitar com bastão de vidro. Adicionar 2 gotas de fenolftaleína.
4. Imergir cerca de 1 cm de fio de cobre em 3 mL de solução de