relatorio reações quimicas
QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA FARMACÊUTICA
PROFESSOR M.Sc. JARBAS RODRIGUES
ESTUDO DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Sonia R. de Brito
Janielle de O. Caldeira
VITÓRIA DA CONQUISTA
AGOSTO 2014
1 – INTRODUÇÃO
A combinação de algumas substâncias à outras dando origem a novas substâncias é chamada de reação química. Trocando em miúdos, pode-se dizer que reação química é um fenômeno no qual os átomos permanecem intactos, porém as moléculas por eles formadas inicialmente são “desmontadas” e tais átomos são reaproveitados de forma a compor novas moléculas.
Cotidianamente nos deparamos com muitas reações químicas, como por exemplo o aparecimento de ferrugem em objetos metálicos, o preparo de alimentos e até mesmo nossa digestão, entre inúmeras outras reações.
A forma que se usa para representar uma reação é a chama equação química. A composição desta envolve os elementos participantes da reação de maneira abreviada e, utilizando símbolos padronizados. Tais equações representam um tipo de escrita utilizada pelos químicos universalmente.
Os constituintes de uma reação química são denominados reagentes e produtos. São reagentes aquelas substâncias que estão presentes no início da reação, as quais irão reagir e sofrer as transformações advindas da reação na qual estiver envolvida. São produtos, aquelas substâncias formadas após a reação, como resultados dela.
Existem algumas classificações que se dão as reações de acordo com características da reação. Sobre a forma como a energia ( em forma de calor) transita através da reação, pode-se classificar a reação como exotérmica quando esta libera calor para o ambiente e como endotérmica quando as reações absorvem calor do meio. De acordo com o número de substâncias que reagem e das que são produzidas podem-se classificar como:
Reação de síntese: Quando representadas por uma equação do tipo A+B→AB, na qual AB podem ser substâncias tanto simples quanto compostas,