ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Engenharia de alimentos ou engenharia alimentar é o ramo da engenharia referente ao processamento de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização. A engenharia de alimentos inclui, mas não se limita a aplicação de conceitos e métodos da engenharia química e engenharia agrícola. Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.
OBJETIVO DA PROFISSÃO
Garantir a boa qualidade do alimento e da bebida na prateleira do supermercado ou na mesa do consumidor é o principal objetivo do engenheiro de alimentos.
UNIVERSIDADES EM FORTALEZA QUE OFERECEM O CURSO REFERENTE A ESTA PROFISSÃO
UFC – Universidade Federal do Ceará é a única universidade de Fortaleza que oferece o curso para a profissão de Engenharia de Alimentos.
CURSO
Os dois primeiros anos são de formação básica com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas mais técnicas ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamento para o futuro profissional atuar em gerenciamento industrial. A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.
Duração média: cinco anos.
MERCADO DE