eng.civil
ENGENHARIA CIVIL
FERNANDA NAYARA DE OLIVEIRA SILVA
ROBSON JOSE MARTINS VIANNA
TATIANE DA SILVA ANDRADE
THIAGO MACHADO PIREDDA DE ANDRADE
SISTEMA PASSIVO DE DIMINUIÇÃO DE VIBRAÇÕES EM ESTRUTURAS
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução a Engenharia Civil, como parte dos critérios de avaliação para aprovação.
Prof. Fernanda Rangel
Itaperuna
2013SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 –INTRODUÇÃO
3
CAPÍTULO 2 – OBJETIVOS
8
CAPÍTULO 3 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
9
3.1 – SISTEMA PASSIVO
9
3.2 – AMORTECEDOR DE MASSA ATIVO (AMA)
10
3.3 – AMORTECEDOR SEMI-ATIVO (ASA)
11
CAPÍTULO 4 – DADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES
13
CAPÍTULO 5 – CONCLUSÃO
17
CAPÍTULO 6 – REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
19
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos) (Ref. 1).
Foto 1: Ponte rústica de madeira (Ref. 2)
Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se importante a construção de estruturas duradouras. Há vestígios de pontes “em arco” desde cerca de 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egito. A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do séc. IX a.C