Ferramentas da Qualidade
MASP - Método De Análise e Solução De Problemas O MASP é uma metodologia extremamente simples e prática que propicia a utilização das ferramentas da qualidade de forma ordenada e lógica, facilitando a análise de problemas, determinação de suas causas e elaboração de planos de ação para eliminação dessas causas.
No Brasil o MASP já é utilizado há décadas e foi introduzido com o movimento pela busca da melhoria da qualidade que se iniciou a partir dos anos 70. Foi provavelmente um dos poucos legados da Gestão da Qualidade Total que sobreviveu aos modismos, à reengenharia e às turbulências do mundo globalizado e competitivo. Trata-se, portanto, de um método universal e conquistou seu espaço no mundo empresarial e na vida dos profissionais que já se utilizaram dele.
O MASP trabalha através de dados e fatos e não apenas do “bom senso” ou “intuição”, tornando este processo de decisão mais racional e evitando assim perda de tempo e dinheiro.
O objetivo desta ferramenta da qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviço, produtos ou processos dentro da empresa.
As etapas do MASP são:
Identificação do problema;
Observação;
Análise;
Plano de ação;
Ação;
Verificação;
Padronização;
Conclusão.
Identificação do Problema A primeira etapa do MASP consiste em identificar e determinar com exatidão qual o problema existente e definir metas (bem precisas também). Nesta etapa utilize todos os tipos de indicadores necessários, bem como outras ferramentas da qualidade.
Observação Este é o momento de observar o problema que foi identificado para poder coletar o maior número de informações possíveis com o objetivo de auxiliar na solução do problema. Algumas ferramentas da qualidade que podem auxiliar nesta fase são: folha de verificação, diagrama de Pareto, brainstorming, histogramas, gráficos de controle, entre outras.
Análise Como o próprio nome já diz, analise as possíveis causas do problema, baseando nos dados