eng.civil
D - O confronto com o poder centralizado.
Questão 2: (UFAM) O Período Regencial foi marcado por profundas disputas políticas na corte e rebeliões que, de alguma forma, punham em discussão a relação centro / periferia. Dos movimentos abaixo, assinale aquele que não se articula com essa tendência:
E - A Revolta dos Males.
Questão 3: (ACAFE/SC) - A Revolução Farroupilha iniciou no Rio Grande do Sul (RS) em 1835 e se expandiu até Santa Catarina (SC). Acerca das origens desse movimento e sua repercussão em Santa Catarina, a alternativa correta é:
B - Em SC, a revolução chegou até Laguna. Nessa cidade foi instituída a República Juliana, separando-a do restante do Brasil junto com o RS. O movimento foi sufocado posteriormente por tropas do Império.
Questão 4: (FFFCMPA/RS) No Brasil, durante o Período Regencial, foram freqüentes as revoltas locais, em geral violentamente reprimidas. Um desses movimentos, entretanto, foi objeto de acordo de paz negociado, e os revoltosos ganharam postos no exército imperial e o direito de escolher o presidente da Província. Esse movimento social foi a:
B - Revolução Farroupilha;
Questão 5: (FRB/BA) O Nordeste brasileiro foi palco, em épocas diversas, de vários movimentos sociais e/ou políticos, dentre os quais se destaca:
C - a Sabinada, movimento ligado às disputas políticas da Regência, que mobilizou principalmente setores das camadas médias urbanas que pretendiam proclamar uma república até a maioridade de D. Pedro de Alcântara;
Questão 8: (PUC-RS) O Período Regencial, iniciado com a abdicação de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovação da maioridade de D. Pedro II (1840), caracterizou-se pela:
B - instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia;
Questão 9: (UCS/RS) Sobre a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul