ECONOMIA BRASILEIRA EM ANOS DE MILAGRE: COMO PASSAMOS DOS ANOS DOURADOS PARA A DÉCADA PERDIDA?
O presente trabalho tem como tema “A Economia Brasileira em Anos de Milagre”, com análise da transição dos “Anos Dourados” para a “Década Perdida”.
Os Anos Dourados são um período situado entre as décadas de 50 e 70, nos quais o Brasil experimentou um grande desenvolvimento econômico e social, com abertura de linhas de crédito, investimentos no parque industrial e na infra-estrutura, com a realização de grandes obras (CAVIGNATO, 2011)
Já a Década Perdida teve inicio no final dos anos 70, mas seu apogeu ocorreu durante a década de 80, na qual o Brasil sofreu um grande retrocesso na economia, resultado de endividamento externo, aumento da taxa de juros e descontrole da infração e em razão da crise mundial do petróleo.
O período situado entre os Anos Dourados e a Década Perdida, que ficou conhecido como “Milagre Brasileiro” ficou assim denominado, pois foi o período em que o país alcançou as mais altas taxas de crescimento e desenvolvimento econômico (RODRIGUES, 2012).
Durante a apresentação do trabalho, será demonstrado que a variação econômica não ocorreu apenas no Brasil, pois os momentos de desenvolvimento econômico e de crise na economia são resultados de fatores internos e externos e qualquer desequilíbrio econômico ocorrido nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia ou mesmo no Brasil. Influencia de forma positiva ou negativa a economia dos demais países (RODRIGUES, 2012).
A apresentação também contará com um estudo sobre a economia brasileira nos Anos Dourados e na Década Perdida e se encerrará com a análise desta transição que resultou no retrocesso financeiro e endividamento do País (CAVIGNATO, 2011).
O que foram os Anos Dourados
Anos Dourados período que foi dividido em duas fases: a primeira antes dos anos 70 e a segunda depois. Essa divisão de fases ocorreu devido aos acontecimentos positivos e negativos de cada época, em 1970 ocorreram às crises econômicas (petróleo, superprodução e modelo fordista). Já