Macroeconomia Froyen Resumo
Monetaristas regular a oferta de moeda
Keynesianos nao se importavam com a oferta de moeda
4 proposições monetaristas:
1 A oferta de moeda é a influencia dominante sobre a renda nominal: O nível de atividade economica é determinado basicamente pelo estoque de moeda. Mudanças no estoque de moeda causam mudanças na renda nominal. O nível e a taxa de crescimento do estoque monetário seriam determinados pelas ações do BC.
2 No Longo Prazo, a moeda tem influencia nos preços e outras magnitudes nominais. Variaveis reais (emprego e produto) NÃO!: No LP, o nivel de produto real é determinado por fatores reais (bens de capital, mão de obra, tecnologia). Como no LP o nivel de atividade economica REAL, não é afetado pela quantidade de moeda, ao passo que o NOMINAL é praticamente inteiramente determinado, o efeito no LP da moeda é sobre o nível de preços.
3 No Curto Prazo, a oferta de moeda tem influencia sobre as variaveis reais: No CP os preços também são afetados, porém no CP os preços não são perfeitamente flexiveis. Assim, quando a quantidade de moeda se altera, o ajuste dos preços não é completo, se ajustando no LP.
4 O setor privado é estavel, a instabilidade na economia resulta de politicas economicas: O setor privado (firmas e familias) não são fonte de instabilidade. O governo é quem causa instabilidade na economia, permitindo instabilidade no crescimento do estoque de moeda (o principal determinante do nivel de atividade economica). O governo também pode desestabilizar a economia ao interferir nos mecanismos normais de ajuste do setor privado(salários, preços, taxa de juros).
Diante dessas 4 preposições, conclui-se:
1 A estabilidade no crescimento do estoque de moeda é fundamental para a estabilidade economica. Essa estabilidade é atingida de forma mais adequeada pela adoção de uma(s) regra(s).
2 A politica fiscal TEM POUCO efeito sobre a renda real ou nominal, não sendo um instrumento eficiente de estabilização.
A