POLÍTICA FISCAL
Ana Cristina de Oliveira dos Passos
André Giovane Tavares
Janaina Soraia Tavares de Borba
Sheron Isabel França
Fabio Cambiaghi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Ciências Contábeis – Turma CTB 0173 – Prática do Módulo I
11/12/2013
RESUMO
O objetivo neste trabalho é discutir a importância da Politica Fiscal para o país, tendo ênfase nas decisões governamentais sobre os gastos e tributações, com enfoque nas receitas e despesas do Governo realizadas no âmbito publico. Neste artigo a abordagem será conduzida pela identificação dos agentes econômicos, a arrecadação e a aplicação oriundas dos tributos para o investimento na infraestrutura Nacional. Neste sentido concluímos que a base da Politica Fiscal é uma boa gestão, aplicar as receitas nas áreas públicas de maior carência.
Palavras-chave: Politica fiscal, Receitas e despesas públicas.
1 INTRODUÇÃO
Um dos fatores de destaque dentro da nossa politica econômica é a Politica Fiscal. Diariamente é discutido e levantado nos meios de comunicação assuntos como ajuste fiscal e a necessidade de ter uma Política Fiscal superavitária. A Politica Fiscal trata-se de duas praticas distintas, a tributação e os gastos públicos.
A tributação é utilizada pelo governo para equilibrar a demanda agregada com objetivo de auferir as receitas, com redução ou aumentos das taxas de juros e impostos, assim multiplicando o orçamento para que possam reinvestir na forma de bens públicos, gerando empregos para o equilíbrio da economia.
Os gastos públicos constituem-se na principal peça de atuação do governo através deles o governo estabelece uma serie de prioridades no que se refere a prestação de serviços públicos básicos e aos investimentos gerados, com o objetivo de distribuir os recursos entre os setores da educação, saúde, cultura, saneamento entre outros.
Quando o assunto é, onde e como alocar estes