Artigo Economia de Empresas
CURSO DE DIREITO
PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)
Acadêmicos do 4º semestre*
Sérgio Ricardo Vieira – Economia de Empresas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o PIB (Produto Interno Bruto) e adentrar em suas áreas, entender como funciona, como é calculado, para que é utilizado, suas dependências, enfim, estudá-lo no geral.
Palavras-chave: PIB. Produto Interno Bruto. PIB nominal. PIB Real. PIB per capita.
Abstract
This paper aims to analyze the GDP (Gross Domestic Product) and enter in their areas, to understand how it works, how it is calculated, what it is used, its dependencies, ultimately, to study it in general.
Keywords: GDP. Gross Domestic Product. Nominal GDP. Real GDP. GDP per capita.
CONCEITO
O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida, ou seja, é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional em determinado período. O PIB inclui a produção corrente no período considerado que contenha bens e serviços neste período, ou trimestral ou anual no período de intervalo de tempo. Com isso faz-se a soma desses itens em uma única medida estatística da produção global de bens e serviços.
Sendo assim o PIB é uma medida do valor de produção, e essencialmente uma medida de quantidades. O PIB é considerado a medida mais abrangente da atividade econômica de uma nação. Então o PIB serve para monitorar, através das autoridades políticas as flutuações econômicas.
PIB NOMINAL E PIB REAL
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.
PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes. Seu valor é apurado a partir da variação da produção real de