enfoques
Weber aponta a inutilidade da educação, pois criou – se uma barreira entre a forma de ensinar e de aprender.
Foi gerado um sistema onde só uma pessoa era detentora do saber e os demais eram impossibilitados de ampliar o seu conhecimento. Conteúdos eram despejados sobre os alunos e os mesmos eram obrigados a “vomita- los” nos dias de prova, mas, isso não é uma realidade distante, em muitos lugares ainda encontramos essa forma tradicional de ensinar, ainda há muitas barreiras a serem atingidas para que essa visão mude.
Infelizmente ainda existem professoras que adotam esse método tradicional, não conseguem mudar sua visão para a novo. O professor do modelo burocrático é totalmente tradicionalista, considera-se o dono do saber e o possuidor da verdade absoluta. Esse professor não leva seu aluno a reflexão, estão sempre em busca de respostas fechadas, sem opinião do aluno, muitas das vezes esperam um resposta copiada totalmente igual ao do livro.
O ser humano está em constante mudança e em busca do conhecimento e o professor tem o papel de abrir o leque desse conhecimento para as novas descobertas.
Muitos ignoram qualquer experiências ou qualidades do aluno, passam por cima de qualquer conhecimento que o aluno possua para aplicar sobre eles aquilo que julgam ser necessários para sua aprendizagem.
Na realidade o professor do modelo burocrático tem em sua concepção o dever de alfabetizar e ensinar aluno para o mercado de trabalho, pois sua preocupação não é leva-lo a uma universidade e isso está bem claro nas escolas de ensino técnico, que visa somente a mão de obra para a indústria futuramente.
No ensino fundamental tive um experiência muito triste com minha professora da 3º série, ela era totalmente autoritária e tradicionalista.
Ela tentava nos ensinar com seu método “ de apavoramento de crianças”, pois ela era uma professora muito rude conosco, quando