Enfoque sistemico
Diversas definições de sistema podem ser encontradas na literatura, variando conforme os interesses, a formação e especialização dos 30 autores, no fundo, cada sistemista tem sua própria definição.
Dentre estes destacamos:
A teoria de sistemas é qualquer coisa que consiste em partes interligadas (BEER 1959). Todo sistema é formado por subsistemas inseridos em aglomerados maiores.
O enfoque sistêmico desenvolvido por Bertalanffy, extrai-se a idéia de que a organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados como fechados, que são isolados de seu ambiente, e abertos, que se mantém em continuo fluxo de entrada e saída ( Bertalanffy 1973 ).
Para Estejo et alli (1996), organizações efetivas são aquelas capazes de manter a viabilidade, a complexidade é a propriedade de um sistema estar apto a dotar um grande numero de estados ou comportamentos, podendo ser medida pela variedade, que é o numero de possíveis estados e um sistema.
Segundo Martilelli (1995 ) a administração do sistema inclui duas funções básicas: planejamento e controle. Controlar o sistema envolve tanto o acompanhamento da execução dos seus planos quanto o planejamento de mudança. Consiste em perceber a empresa como um todo que se relaciona com um ambiente complexo e desconhecido, levando em conta as visões de mundo da firma e de cada colaborador e ainda ciente do processo de aprendizagem individual e organizacional, respaldando a idéia de que todo sistema ou subsistema tem necessidade de ser viável.
O conhecimento do Enfoque Sistêmico permite uma ampla compreensão dos sistemas, com o melhor entendimento de como as partes se relacionam. Facilita, assim, a criação de conceitos e soluções para problemas ou temas aparentemente desconexos ou que precisam de maior reflexão e organização. É neste sentido que o Enfoque Sistêmico é utilizado como base para a execução deste