Enfoque sistemico
Cascavel, 19 de março de 2012 - CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
No presente position paper, procurar-se-á verificar a aplicabilidade do conceito do Enfoque Sistêmico na Logística, a partir dos fundamentos discutidos por Antonio Carlos Alvarenga e Antonio Galvão Novaes em Logística aplicada: Suprimento e Distribuição Física. Conclusões as quais após analise crítica compreendi como sendo os de maior pertinência.
O enfoque sistêmico, realmente, é um fator “chave” que leva a melhores resultados nos processos organizacionais. Visualizar o sistema como um todo é primordial, já que o conjunto desses elementos formam características diferentes das características das unidades em si.
A interação entre os elementos que compõem um sistema e a sua otimização, citadas pelo autor, podem levar ao que chamamos de “sinergia”, conceito aplicado na Teoria de Sistemas, onde se sustenta que o resultado dessa interação é ampliado e potencializado. Isso porque a sinergia faz com que o resultado seja maior que a soma das partes, como 2 + 2 = 5. Também pode haver o inverso, quando o resultado é menor que a soma das partes, como 2 + 2 = 3, verificando-se a falta de sinergia e sendo necessário, portanto, identificar os erros do sistema.
Nessa mesma linha, o objetivo que todo sistema possui decorre da diversidade entre sua característica e as características individuais dos elementos que o formam. Imagine uma empresa de calçados, em que cada setor possui um objetivo específico que se diferencia de outros setores, como por exemplo, o setor de vendas possui um objetivo de aumento em 20% de suas vendas no decorrer do ano, enquanto que o setor de recursos humanos visa aumentar em 10% o número de funcionários para a fabricação de calçados. Obviamente, ao aplicar o enfoque sistêmico em tal situação, observamos claramente que os objetivos são interdependentes. Com isso, o