Brasil colonia
Disciplina: história da Educação
Carga Horária: 2 horas/aula
Tema da aula: Brasil Colônia Na localidade onde muitas crianças moram, existem problemáticas que só podem ser compreendidas na medida em que elas conhecem história de outros espaços e de outros tempos: populações que chegam de outros lugares, com outros costumes, outras línguas, outras religiões, em diferentes momentos; êxodos de pessoas de sua coletividade que ocorrem por diferentes razões; desaparecimento de populações nativas provocado por questões históricas e nesse contexto é necessário que o educando reconheça algumas relações que sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outra localidades, no presente e no passado.
Ano: 5º
Competências e Habilidades: Os alunos deverão adquirir habilidades para comparar, refletir e compreender acontecimentos que transformarão localidades. Os mesmos apresentaram as habilidades adquiridas através de avaliações.
Conteúdos:
Desenvolvimento/etapas:
1º Momento: (20 minutos) O professor faz com que os alunos imaginem como era o Brasil antes da chegada dos colonizadores e pede para as crianças fazerem ilustrações, em uma folha à parte, de acordo com a imaginação de cada um.
2º Momento (10 minutos): Os alunos observam uma foto de um quadro de Candido Portinari e em seguida o professor explora o mesmo fazendo com que as crianças façam a leitura da imagem oralmente.
Ex: Que pessoas aparecem na imagem? De onde você acha que surgiram essas pessoas? O que fazem cada uma dessas pessoas? Quem você acha que são essas pessoas que estão sendo carregadas? A que período da história você acha que esse quadro se refere?
3º Momento: (20 minutos) Texto Informativo intitulado “Brasil Colônia: O trabalho escravo enriqueceu as elites e fez surgir cidades”. Nas regiões produtoras de cana-de-açúcar, a maioria das pessoas vivia no campo. O engenho era uma grande propriedade de terra