Resenha - o trapaceiro
Elabore um comentário crítico e criativo sobre o texto, destacando as razões que nos levam a ter ou não, o comportamento aludido pelo autor do texto.
Este comportamento pode ser considerado como necessário a gestão moderna?
Fundamentem, argumentem.
No texto “O Trapaceiro”, Homero Reis nos relata uma fábula onde um trapaceiro quer provar que o Oráculo de Delfus não sabia das coisas, tentando através de uma trapaça, desmascará-lo, sendo que no fim a sabedoria não se mostra ingênua e desmascara o trapaceiro.
Com isso, o autor nos mostra como é difícil ter uma relação verdadeira com tudo e todos, sempre queremos provar que o outro está errado, sem conseguirmos ver o lado real de tudo. Temos a disposição de nos achar incapazes de reconhecer o desenvolvimento de nosso país e até podemos ver, mas nunca nos vangloriamos por isso. Como no exemplo da Flórida, onde a demora de 45 minutos em uma fila de um parque em Orlando não mostra desorganização, mas a demora na imigração brasileira devido ao acúmulo de passageiros, mostra uma total desorganização.
Esse comportamento não é necessário à gestão moderna, pois mostra a falta de cultura de nosso país. Como por exemplo: a maioria dos filmes americanos. Sempre mostram a bandeira dos Estados Unidos (mesmo quando não tem nada a ver com o enredo), mas mostram com orgulho do país, são patrióticos, são orgulhosos de serem americanos. Nós brasileiros sempre estamos vendo o lado pior do país, quando acontece algo que seria para nos orgulharmos de nosso país, algum progresso em alguma área, procuramos (como o trapaceiro) provar que existe algo errado, mostrar que houve ou ainda vai aparecer um erro enorme que fará tudo desmoronar. Precisamos de uma gestão que incentive os brasileiros a estudarem, a obter sabedoria, para que tenham uma perspectiva de vida melhor e que possam acreditar em nosso país.
Desde pequenos, ouvimos falar mal, que nosso país é atrasado, pobre, com políticos