Enfoque económico
Conceito de fluxo turístico. Indicadores e medidores.
A demanda se expressa em fluxo turístico.
Fluxo turístico: são cifras que reflectem o movimento de visitantes ou seus componentes entre um mercado emissor e um destino receptor.
Podem-se também mencionar os fluxos financeiros associados a estes movimentos como os gastos que se geram nos países ou zonas emissor e em zonas receptores de turismo.
A criação dos fluxos turísticos crescentes e de magnitude significativa é o principal objectivo de desenvolvimento dos destinos turísticos. Esse fluxo pode ser expressado em indicadores e medidores que permitem reflecti-los numericamente de forma compreensível.
Indicadores e medidores dos fluxos turísticos internacionais:
Desde os emissores:
Indicadores
Medidor
Viajantes totais fora da fronteira
Unidade física
Viajantes turistas fora da fronteira
Unidade física
Viajantes fora das fronteiras
Pax
Turistas fora das fronteiras
Pax
Excursionistas
Pax
Gastos dos turistas no exterior
Unidade monetária
Desde os receptores:
Indicadores
Medidores
Chegada de viajantes
Pax
Chegada de turistas
Pax
Chegada de excursionistas
Pax
Gastos totais da viajem
Unidade monetária
Gasto directo no destino
Unidade monetária
Bilhete de passagem
Unidade monetária
Estadia
Dias
Pernoitações
Turistas-dias
O IBD (ingresso bruto de destino) se obtém mediante a soma dos ingressos totais das entidades turísticas nos países em que se colectam este tipo de estatística. Mas estes resultados nem sempre são de confiar. Em primeiro lugar porque as entidades empresariais reflectir seus ingressos porém é difícil separar os que provêem de visitantes estrangeiros ou provêem de outros clientes não turistas. Em segundo lugar há muitas empresas que não declaram as autoridades estatísticas seus verdadeiros ingressos pelo impacto que este poderia ter nos pagamentos dos impostos. Uma das condições adoptadas para conseguir esta informação é utilizar a soma algebraica dos câmbios e compra de moedas