Contabilidade Social
Questões
1. Relacione os enfoques contábeis com seus usuários e objetivos específicos.
ENFOQUE FISCAL: Efetuar as práticas contábeis e analisar as variações patrimoniais de acordo com o que a legislação fiscal enaltece.
ENFOQUE LEGAL: O contexto legal e jurídico analisa e julga segundo exigências e formalidades das leis ou regulamentações específicas de determinados setores.
ENFOQUE ÉTICO: a Contabilidade deveria apresentar-se como ‘justa’ e não ‘enviesada’ para todos os interessados. ENFOQUE AMBIENTAL
Os impactos ambientais assim como a proteção do meio ambiente.
ENFOQUE COMPORTAMENTAL: É dada ênfase à forma pela quais os relatórios contábeis são utilizados mais do que ao desenvolvimento lógico dos demonstrativos.
ENFOQUE ESTRUTURAL: ênfase à analogia, dando evidência a uniformidade dos registros e divulgação das transações. ENFOQUES ECONÔMICOS: este enfoque pode adotar três categorias: Macroeconomia; Microeconomia e Contabilidade Social-Empresarial.
2. Quais impactos ambientais de um desenvolvimento das atividades empresariais sem pensar na sustentabilidade?
Os interesses produtivos, sempre vinculados à utilização dos recursos naturais, infalivelmente afetam o meio ambiente e continuam gerando contaminação como, por exemplo: a perda e derrame de substâncias químicas nos mares e nos cursos de água, o espargimento de defensivos agrícolas e a emissão de CO2 por motores de combustão, agravadas pelas queimadas da vegetação, que por sua vez, provocam aumento da temperatura global da Terra.
Outros efeitos nocivos causados pelas atividades antrópicas ao meio ambiente são provocados pelo uso de pesticidas, estes contaminam grandes áreas agrícolas, interferindo no metabolismo do cálcio das aves; provocando a erosão do solo, que por sua vez está degradando 20 a 35% das áreas de cultivo pelo mundo; a perda das terras virgens; agravado pelo crescente problema do abastecimento de água, consequência do esgotamento dos lençóis