Contabilidade Social
Um dos mais importantes trabalhos da Ciência Econômica consiste em classificar os variadíssimos fenômenos da vida econômica, procurando reuni-los em grupos que, a partir de determinada metodologia, selam homogêneos e apropriados para generalizações interpretativas da realidade. Assim, os economistas. em todas as épocas, sempre se preocuparam em elaborar, por meio de classificações adequadas, sistemas de informações quantitativas, por intermédio dos quais os muitos e variados detalhes que formam a vida econômica pudessem amoldar-se a esquemas simplificados de interpretação..
É neste campo de trabalho que se enquadra a Contabilidade Social. Refere-se a uma forma especial de estatística econômica, cuja matéria é a classificação a mensuração sistemática de todas as transações que compõem a vida econômica de uma nação..
Estas observações de INGVAR OHLSSON resumem a razão de ser da Contabilidade Social. E, ademais, sugerem que a Ciência Econômica, desde os seus anos formativos, ocupou-se de pesquisas que conduzissem à elaboração de métodos para o levantamento de informações quantitativas, sistemáticas e interligadas, que permitissem a compreensão, a estimativa e a contabilização das atividades econômicas.
A CONTABIIDADE SOCIAL: DEFINIÇÕES USUAIS
Não há divergências acentuadas, entre os autores contemporâneos por tratam da matéria, quanto á definição da Contabilidade Social. De forma geral, é definida como uma técnica, similar às dos sistemas convencionais de contabilidade, que se propõe a apresentar uma síntese de informações, cifradas em unidades monetárias, sobre os vários tipos de transações econômicas que se verificaram, em determinado período de tempo, entre os diversos setores e agentes do sistema econômico de um país.
Essa definição comporta uma série de elementos esclarecedores. A título de ponto de partida, convém destacar desde já os mais significativos. São os seguintes:
Uma técnica,