contabilidade social
É uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação de fenômenos patrimoniais possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão.
O contador esta presente em todas as empresas, sua função é transmitir dados corretos sobre a verdadeira situação financeira dessas instituições, desde a quantidade do patrimônio em estoque, a movimentação bancária até os benefícios trazidos para a região com a chegada da empresa.
A ciência contábil consegue harmonizar estudos de áreas como engenharias, gestão do conhecimento e responsabilidade social, tornando assim o profissional com habilidades extensas e abrangentes para uma atuação eficiente no mercado de trabalho.
RAMIFICAÇÕES DA CIÊNCIA CONTÁBIL
A Contabilidade, assim como as outras ciências, pode ser estuda sob enfoques particulares, o que neste trabalho denomina-se de especializações.
Conceitualmente, poder-se-ia entender o especialista como uma pessoa que sabe quase tudo sobre quase nada, se orgulha pela sua unilateralidade de visão e que perdeu, muitas vezes, o poder da inteireza. Entretanto, o sentido que se quer denotar é justamente o inverso.
Para facilitar o estudo contábil, ramifica-se este conjunto em partes menores, a fim de compreender melhor sua organização, mas sem jamais esquecer a visão global. Cumpre transcender o enfoque da especialização, pensando holisticamente e agindo localmente.
A ciência contábil ramifica-se em uma gama de especializações (Contabilidade Gerencial, Agrícola, Pública, Comercial etc.), sendo que cada uma delas estuda o patrimônio sob uma ótica particular, conforme especifica sua identificação. A determinante disso são as diversas atividades desenvolvidas pelas organizações, as políticas adotadas, os interesses dos usuários, as normas governamentais, dentre outras.
A CONTABILIDADE SOCIAL E CONTABILIDADE NACIONAL