Contabilidade social
1. - Diferencie e relacione, em detalhes, as atividades classificadas como primárias, secundárias e terciárias. Esquematize de que forma o aparelho de produção da economia nacional, cosntituido por esses três grupos de atividades, atende às necessidades de consumo e de acumulação da sociedade, por meio de produtos tangíveis e intangíveis.
Atividades primárias: Agricultura, pecuária, pesca e afins.
Atividades secundárias: Industrias de transformação e construção.
Atividades terciárias: Serviços, transportes e intermediação financeira
[pic]
2 – Conceitue cada um dos quatro seguintes grupos de agentes, sob o ponto de vista da Contabilidade Social
a) Unidades Familiares: Indivíduos que se encontram diretamente empregados, fornecendo recursos para o processamento das atividades primárias, secundárias ou terciárias da produção. Engloba indivíduos que recebem transferências pagas pelo sistema de previdência social ou por outras entidades b) Empresas: Unidades que compõem o aparelho de produção da economia nacional c) Governo: É um agente coletivo que contrata diretamente o trabalho das unidades familiares e que adquire uma parcela da produção das empresas para proporcional serviços úteis à sociedade. d) Resto do Mundo: É aquele que, localizado em outro país (não residente) realiza transações econômicas com unidades familiares, empresas e Governo do País (residentes)
3 – Admitindo uma economia aberta, que realiza transações econômicas com o resto do mundo, esquematize todos os fluxos que inter-relacionam seus agentes ativos.
4 – Estabeleça a distinção entre as acepções restrita e ampla da produção. Esclareça porque a acepção ampla e independente dos modos de produção, aplicando-se tanto as formas mais primitivas de organização social quanto à complexidade dos sistemas econômicos atuais.
A produção