Cidades Poluídas
A formação e o crescimento das cidades, quando ocorrem de modo acelerado – tal como acontece nos países subdesenvolvidos atualmente – geram uma série de problemas sociais e ambientais em seus espaços geográficos. Uma grande quantidade de pessoas vivendo em um ambiente estruturalmente não preparado para o seu recebimento, somada à poluição de fábricas e veículos, tem como consequência, entre outros fatores, a elevação dos índices de poluição.
Um estudo realizado pela ONG Instituto Blacksmith divulgou, em 2013, uma lista com as dez cidades mais poluídas do mundo. Todas elas são de países subdesenvolvidos e emergentes, o que revela as contradições existentes no seio produtivo e urbanístico dessas cidades. Confira a lista a seguir:
1º Lugar: Linfen, China
Linfen localiza-se na porção nordeste do território chinês, na província de
Shanxi, e foi apontada como a cidade mais poluída do planeta. A principal fonte de poluição na cidade é a produção de carvão mineral, que emite uma enorme quantidade de pó no ar, poluição essa que, em virtude de sua elevada densidade, encontra dificuldade de se dispersar na atmosfera.
2º Lugar: Tianjin, China
A cidade de Tianjin apresenta elevados índices de poluição atmosférica em função da grande produção de chumbo no local, que é responsável por mais da metade da fabricação chinesa desse material. A cidade, localizada na província de Anhui, é considerada 8,5 vezes mais poluída do que o máximo aceito pelas entidades chinesas de saúde. Além do ar, os solos e os rios também estão comprometidos, e quase 150 mil
pessoas