Energia nuclear
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica.
A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre quando não acontece metamorfose em alguns elementos. O caso mais interessante é a possibilidade de provocar a reação por técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras partículas. Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atômico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.
VANTAGENS:
A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas por não gerarem gases de efeito estufa sendo uma forma de combater o aquecimento global argumentando que áreas contaminadas por acidentes nucleares se tornam em parques ecológicos.
Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para