Energia Nuclear projecto
Conceito:
A Energia nuclear é a energia libertada numa reacção nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reacções nucleares e emitem energia durante esse processo.
1.1. Reacções Nucleares
A reacção nuclear consiste na modificação da composição do núcleo atómico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente quando não acontece metamorfose em alguns elementos.
Existem duas formas de reacções nucleares:
Fissão Nuclear – que ocorre quando um núcleo atómico pesado, subdivide-se em duas ou mais partículas e liberta-se grande quantidade de energia. Esta é a reacção característica nos reactores das centrais termonucleares e bombas atómicas. Ex:
Fusão Nuclear – é uma reacção na qual ao menos dois núcleos atómicos leves se unem para formar um novo núcleo pesado. Ex:
A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reacção em energia eléctrica. Isso pode acontecer controladamente em um reactor nuclear ou descontroladamente em uma bomba atómica. Em outras aplicações, aproveita-se da radiação ionizante emitida. 1.2. Descoberta e Evolução Histórica da Energia Nuclear
No ano de 1896, teve início a história nuclear, com o descobrimento da radioatividade pelo físico francês Henri Becquerel, que identificou o urânio. Algum tempo mais tarde o casal Marie e Pierre Curie, identificaram outros dois elementos radioactivos, o polónio e o rádio. Em 1911, o físico neozelandês Ernest Rutherford formulou a teoria da estrutura atómica. Através desta teoria, pode ser evidenciada a dificuldade existente de obter uma reacção entre núcleos, devido à força de repulsão eléctrica. Entretanto, o próprio Rutherford, em 1919, realizou uma experiência de desintegração utilizando a emissão de