Ecologia
L/O/G/O
Poderá estar a industrialização ao serviço da ecologia? Em primeiro lugar é necessário definir industrialização e ecologia.
- Industrialização: A industrialização é um processo que transforma uma área retrógrada e pouco evoluída numa área de maior fonte de riqueza e lucro. Este processo impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na área em que ocorre. As suas características principais são o aumento na divisão de trabalho, grandes processos em produtividade industrial e agrícola e o crescimento rápido da classe média e do padrão de consumo. A industrialização favorece a violência urbana pelo rápido desenvolvimento das áreas de trabalhos com máquinas, e por isso dispensa-se o uso do trabalho manual (humano), o que faz com que a taxa de desemprego aumente e surja uma crise. - Ecologia: tem origem na palavra grega “oikos”, que significa casa, e em “logos”, que significa estudo. Em português, daria o nome: estudo da casa. Como tal, a Ecologia é a ciência que estuda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente. Estuda desde habitats marinhos e terrestre a interacções inter-específicas como predação e polinização.
Poderá estar a industrialização ao serviço da ecologia?
“A nossa sociedade pode conseguir uma melhor protecção do ambiente, através de melhoramentos nas instalações industriais e nos respectivos processos de fabrico, na medida em que, ao reduzir o impacto ambiental, se minimizam os eventuais riscos provocados pelo aparelho produtivo.”
Problemas
O homem é responsável pela destruição da natureza e também pelas indústrias. Consequentemente as indústrias que são património do homem também contribuem para esta destruição. Um aspecto muito relevante é a poluição que consiste na contaminação ou deterioração do ambiente com substâncias químicas, lixo, fumo, ruído etc..
Existem vários tipos de poluição, porém apenas vamos nomear os que estão directamente