Fungos
CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: BIOCELULAR APLIC. A MED. VETERINÁRIA
PROFESSOR: DANIEL BARBOSA LIARTE
BRUNA PINHEIRO
DANIEL SERAFIM
JULIANA ALEXANDRE
FUNGOS
TERESINA,2013
INTRODUÇÃO
Conforme percebemos nos livros de biologia, as formas de vida que habitam nosso planeta podem ser divididas em cinco grandes reinos que explicamos abaixo.
Segundo Linhares e Gewandsznajder (2003) o Reino Animalia - São seres Eucarionte pluricelulares heterotróficos. Na sua especificidade, podemos incluir todos os animais de maneira geral. Quase sempre esses seres vivem da ingestão e digestão de moléculas orgânicas retiradas do corpo de outros indivíduos. Já o Reino Plantae (Metaphyta) - Compreende os organismos Eucariontes pluricelulares Autotróficos- Podemos situar nesse grupo as plantas terrestres - E para alguns autores seriam também pertencentes a esse reino algas verde, vermelha e pardas, outros estudiosos, consideram que apenas as algas verdes como plantas. No Reino Monera incluem-se as bactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolva o material genético nem uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos), muitos são heterotróficos e outros são autótrofos.
Para Schwartz e Margulius (2001), o Reino Protista compreende os microorganismos eucarióticos, protozoários, e seus descendentes imediatos, todas as algas. Mas nosso objetivo é explicitar os fungos pertencentes ao Reino Fungi. Formas de vida eucariontes unicelulares ou pluricelulares heterotróficos - conforme a explicação de Correa et all (2005) durante muito tempo essa forma de vida foi considerada como vegetais não fotossintetizantes. Acrescentam ainda que durante muito tempo os fungos foram estudados como plantas e em 1969, é que os mesmos receberam uma denominação própria e conseguinte, um reino.
Como já mencionado anteriormente, o foco de pesquisa são os Fungos,