Pesquisa e metodologia
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
AMANDA PACHECO
INGRID MARTINS
RAYANNE FERREIRA
PESQUISA DE OPINIÃO E DE MERCADO
METODOLOGIA
GOIÂNIA 2015
METODOLOGIA:
Neste trabalho vamos abordar os aspectos da imagem do prefeito Paulo Garcia pelos jornais de Goiânia, os escolhidos foram o jornal O Popular e o jornal Hoje. Para essa análise vamos usar o método de pesquisa qualitativa com de análise de discurso de análise de semiologia.
PESQUISA QUALITATIVA:
Segundo Arilda Schmidt a pesquisa qualitativa ocupa um reconhecido lugar entre as várias possibilidades de se estudar os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas intrincadas relações sociais, estabelecidas em diversos ambientes. Algumas características básicas identificam os estudos denominados qualitativos". Segundo esta perspectiva, um fenômeno pode ser melhor compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Para tanto, o pesquisador vai a campo buscando “captar" o fenômeno em estudo a partir da perspectiva das pessoas nele envolvidas, considerando todos os pontos de vista relevantes. Vários tipos de dados são coletados e analisados para que se entenda a dinâmica do fenômeno. (GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995)
ANÁLISE DE DISCURSO:
Para a Análise do Discurso, o discurso é uma prática, uma ação do sujeito sobre o mundo. Por isso, sua aparição deve ser contextualizada como um acontecimento, pois funda uma interpretação e constrói uma vontade de verdade. Quando pronunciamos um discurso agimos sobre o mundo, marcamos uma posição - ora selecionando sentidos, ora excluindo-os no processo interlocutório.
Para Maingueneau, o discurso é “uma dispersão de textos cujo modo de inscrição histórica permite definir como um espaço de regularidades enunciativas” (2005, p. 15). Já