Empregada domestica
A profissionalização do trabalho doméstico com o fator de valorização da mulher.
Resumo
A pesquisa procura mostrar, de uma forma geral, as particularidades trabalhistas inerentes as empregas domésticas mensalistas, a maior categoria do país, com quase 7 milhões de trabalhadores .
Por meio de pesquisas, constatou que aquelas gozam de menos direitos em relação aos trabalhadores das demais categorias profissionais, e, ao mesmo tempo, carecem de garantias fundamentais para a valorização do trabalho, proteção da dignidade e perpetuação da saúde.
Palavras - Chaves
Mulher, mercado de trabalho, discriminação, desigualdade.
Problema de pesquisa:
Aspectos reais do serviço domestico
A situação atual da empregada doméstica mensalista traduz o quanto a legislação vigente carece de equiparação de direitos e como a sociedade desvaloriza um trabalho essencial à manutenção e harmonia de seus próprios lares.
A omissão legislativa quanto ao limite da jornada de trabalho alimenta a incidência de abusos provindos do empregador. A situação se agrava para as que são informais e residentes no ambiente de trabalho, pois enfrentam jornadas de até 59 horas semanais.
Pergunta de pesquisa
O que você acha da mudança do perfil das empregadas domésticas?
A melhor distribuição de renda, o crescimento da economia e o aumento da escolaridade estão mudando o perfil da empregada doméstica no Brasil. As que continuam no mercado estão se especializando em busca de melhores salários, mas a maior parte está conseguindo qualificação em outras áreas e mudando de carreira.
Justificativas: Pessoal, Acadêmica, Profissional e Social.
Pensando no ponto de vista pessoal o governo deveria ter iniciativas para reduzir os encargos, como diminuir as alíquotas para contribuição previdenciária do empregador e da empregada e possibilidade de descontar gastos com doméstica do Imposto de Renda.
O ensino superior e as trabalhadoras domésticas A pesquisa pretende discutir, no