Empowermwnt
Mais do que nunca o sucesso de qualquer empresa depende da eficácia de seus líderes e gerentes. E mais do que nunca visto anteriormente, estes indivíduos devem se dedicar à arte e à ciência de obter a conclusão do trabalho por intermédio dos outros.
As pessoas reagem diferentemente à específicos estilos gerenciais, formas de comunicação e expectativas de desempenho. Fala-se muito atualmente sobre a remodelação do relacionamento entre gerentes e subordinados. Em algumas organizações os gerentes são chamados de treinadores, consultores, responsáveis ou facilitadores. Neste sentido, empregados tornam-se associados ou membros de equipe.
A tomada de decisão está sendo empurrada para o nível operacional, onde os trabalhadores ficam livres para tomar decisões sobre programações procedimentos e soluções de problemas relacionados ao trabalho. Uma importante tendência desenvolveu-se na última década: o empowerment. Ele está mudando os estilos de liderança, as relações de poder, o modo como o trabalho é projetado e a forma como as organizações estão sendo estruturadas.
1.1 .O SURGIMENTO DO EMPOWERMENT
Rosabeth Moss professora e ex-diretora do Harvard Business Review pioneiramente adotou este processo ao seu trabalho em 1989.Seu artigo falava sobre empresas que dão mais autonomia aos seus funcionários ,principalmente os trabalhadores que tinha um maior contato com os clientes ,fornecedores e outros ,terem mais autoridade devido estarem em contato direto com os clientes e terem uma visão mais ampla do que se passa na empresa.
Desde então as empresas começaram a adotar este tipo de administrar de kanter, passou a virar uma ferramenta competitiva de para as organizações.
Apesar de ser uma forma de administrar recente, o empowerment não é uma ideia nova na área ,Douglas McGregor da escola comportamental nos anos 50 e 60 ,já defendia em sua teoria “libertar o pessoal do estreito controle da organização convencional,