adm nos novos tempos
A departamentalização é uma forma de utilizar a cadeia de comando para agrupar pessoas de modo que executem juntas o seu trabalho. Existem cinco abordagens tradicionais, funcional ( as pessoas são agrupadas em departamentos pelas habilidades similares e atividades comuns), divisional (se baseia em diferentes habilidades conjuntas, os departamentos são agrupados juntos em divisões separadas), matricial (as pessoas se subordinam a dois chefes), equipes (a organização cria equipes multifuncionais para cumprir tarefas especificas e coordenar grandes departamentos) e redes ( a organização torna-se um pequeno centro intermediário, conectado a outras organizações que desempenham funções vitais para o negócio).
A departamentalização funcional ou estrutura funcional é o agrupamento de atividades baseado no uso de habilidade, conhecimentos e recursos similares. Nas organizações que adotam essa estrutura, está presente o famoso trio: produção, comercialização e finanças.
Vantagens da estrutura funcional:
- Excelente coordenação intradepartamental. Facilita o trabalho dentro de cada departamento, pois as pessoas compartilham o mesmo conhecimento técnico relacionado ao trabalho.
- Especialidade técnica. Cada unidade envolve pessoas que falam a mesma língua e compartilham a mesma especialidade funcional.
- Baixos custos administrativos. As pessoas trabalham no mesmo tipo de tarefa em conjunto e a carga de trabalho pode ser balanceada conforme a demanda.
Limitações da estrutura funcional:
- Visão especialista. Cada departamento faz uma parte específica e dependo dos outros a coordenação fica lenta e precária, podendo gerar conflitos.
- Limitações dos administradores. Cada gerente de departamento tem autoridade limitada e circunscrita de tomar decisões.
- Subobjetivação. Cada departamento tem seus próprios objetivos táticos e departamentais com diferente prioridades.
- Visão específica. Cada departamento é