lp psicologia
Resumo
Reconstruindo um histórico do nosso referencial técnico, a psicanálise nasceu a partir de um referencial de trabalho desenvolvido com indivíduos adultos cuja, a palavra, ou seja, o relato verbal era a matéria prima utilizada para a pesquisa do inconsciente. Porém, para se prosseguir com o uso deste método com crianças se fez necessárias diversas adaptações da técnica conduzindo a comunidade psicanalítica em novas e fundamentais reestruturações da técnica proposta. Ao acompanhar o ritmo de atendimentos clínicos com adolescentes e pré-adolescentes me questionava, enquanto primeira autora, em alternativas de abrir caminho para as representações mentais deste indivíduo que já “aposentaram” seus brinquedos e a expressão lúdica, mas que ainda não possuem desenvolvido recurso verbal para fazer advir seus conflitos psíquicos no tratamento clínico. Neste impasse, fui paulatinamente, desenvolvendo o Jogo "Túnel do Tempo” três, tendo em vista as necessidades clínicas peculiares desta faixa etária.
Palavras-chaves: Adolescência; técnica psicanalítica; jogo.
Para compreendermos este método temos que necessariamente recorrer ao seu criador, Freud, e percorrer os trilhos de sua história no intuito de apreendermos em sua raiz possibilidades de possíveis adequações sem perder de vista pilares essências de sua sustentação como a noção do inconsciente, o sentido do sintoma e a matéria-prima básica para que possamos desenvolver nosso trabalho, o discurso do nosso paciente.
Este autor apresenta diferentes casos de abandono do tratamento psicoterápicos justificados “na dificuldade dos dois (terapeuta e cliente) ‘conversarem’ durante a sessão”,