ARTIGO LUDICIDADE
Trata-se de um artigo referente ao papel da ludicidade na Pedagogia. palavras-chave: Psicomotricidade, ludicidade e educação.
1 INTRODUÇÃO
A psicomotricidade estuda o homem através do corpo em movimento, trabalha as possibilidades de o indivíduo perceber, atuar, agir consigo mesmo e com o outro dentro das aq2uisições cognitivas, afetivas e orgânicas observando as fases de desenvolvimento do outro e atuando sobre ela. Atua na educação através de pesquisas e cuida do homem na sua interação com o grupo e nos distúrbios comportamentais e motor, dentre outros, na saúde e outras áreas que envolvam portadores de necessidades educacionais especiais.
Quanto à ludicidade é importante destacar que para o crescimento sadio e desenvolvimento das crianças devemos estimulá-las acompanhando-as em seu aprendizado na vida.
A criança tem todo um universo para conhecer e a curiosidade será um traço característico. O mundo dos adultos terá a responsabilidade de orientá-la e guia-la para que possa ir desdobrando suas potencialidades de modo a aprender a realidade, interagindo criativamente nela a partir do prazer que o conhecimento gera.
Com base em renomados estudiosos e nas várias teorias desenvolvidas, notamos uma necessidade constante em se definir as etapas do aprendizado das crianças. Sabemos que o desenvolvimento psicomotor é aquele capaz de utilizar os sistemas sensoriais e músculo esquelético em função do desenvolvimento entendendo-o como base do desenvolvimento das outras áreas: cognitivo, linguagem, social e emocional.
Se os movimentos são indissociáveis do cérebro, não há como se desenvolver o aprendizado se não pelos movimentos e emoções, considerando alguns fatores como ritmo e afetividade. “O corpo fala”.
A