Artigo LUDICIDADE
ISSN 1809-1636
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E LUDICIDADE: BRINCANDO EU APRENDO
Learning Difficulties And Playfulness: Playing Learn
Manoelle Silveira DUARTE1
Juliane Cláudia PIOVESAN2
RESUMO
O presente artigo é fruto d o projeto de extensão intitulado “Dificuldades de Aprendizagem e ludicidade: brincando eu aprendo. O referido projeto desenvolveu-se no Curso de Pedagogia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, objetivando refletir sobre a ludicidade como um elemento facilitador no processo educativo, bem como a importância das atividades lúdicas pedagógicas para o aprender de crianças com dificuldades no processo de ensino. A luz deste objetivo, o texto a seguir realiza um estudo teórico sobre a ludicidade como elemento mediador no processo de aprender e ensinar, relatando as atividades de extensão desenvolvidas com crianças da rede estadual de ensino do Município de Frederico Westphalen. Pode-se destacar que as atividades lúdicas interferem, significativamente, no aprender de crianças com dificuldades de aprendizagem. Por meio delas, a criança é capaz de processar a construção do conhecimento, estruturar o tempo e o espaço, superando obstáculos cognitivos ou emocionais.
Assim, o lúdico é uma ponte que auxilia no processo de construção do ser humano, contribuindo no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de socialização, comunicação e expressão, imprescindíveis para o pleno desenvolver do indivíduo. No decorrer deste relato, podemos visualizar a relevância das atividades lúdicas para o aprender das crianças envolvidas, uma vez que, o brinquedo, o jogo e a brincadeira são elementos que contemplam o lúdico, o qual permeia o desenvolvimento físico e mental da criança.
Palavras-chave: Dificuldades. Ludicidade. Aprendizagem.
ABSTRACT
This article is the result of the extension project titled "Learning Disabilities and playfulness: playing I learn. This project was developed in the course