Administração
Desenho Organizacional
As organizações formam conjunto de pessoas e atividades integradas para alcançar um específico objetivo ou propósito. Para funcionar, precisam de um aparato vertical (hierarquia) e de um horizontal (divisões ou departamentos).
Muitas organizações mudam suas estruturas, utilizando redes internas de equipes, para incrementar criatividade e inovação no sentido de reduzir seus ciclos operacionais, melhorar a qualidade no atendimento ao cliente incrementar a produtividade. O administrador precisa saber implementar mudanças e promover cooperação e colaboração entre as pessoas para flexibilizar e agilizar sua organização, gerar produtos e serviços inovadores e garantir o desempenho futuro.
A pesquisa feita em 1967 por Lawrence e Lorsh da universidade de Harvard, constatou que as empresas bem sucedidas foram aquelas que se ajustaram às características e aos desafios de seus ambientes. Os autores encontraram duas características fundamentais, a diferenciação e a integração.
A diferenciação é a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para atender a um contexto ambiental também especializado.
Lawrence e Lorsh identificaram quatro tipos de diferenciação entre os subsistemas.
1- Diferença em objetivos. As pessoas nas diferentes unidades desenvolvem sua própria perspectiva dos objetivos organizacionais e de como alcança-los.
2- Diferença na orientação de tempo. As pessoas nas várias unidades diferem quanto à orientação de tempo.
3- Diferença de orientação interpessoal. Na produção, as pessoas precisam tomar decisões rápidas e utilizam comunicações abruptas e respostas curtas.
4- Diferença na estrutura formal. Afetam o comportamento dos subsistemas.
A integração é o nível de coordenação alcançado entre diversos componentes internos da organização.
A organização requer coordenação. A coordenação é o processo de integar as atividades dos departamentos separados no