Empowerment
O empowermet é uma ferramenta de gestão administrativa, que visa motivar a todos da equipe, dando condições para que cada individuo seja o responsável pelo seu próprio trabalho,desta forma, eles conseguem participar ativamente das decisões tomadas na organização.Traduzindo o empowerment, significa fortalecimento o poder decisório dos indivíduos.
De acordo com Castro( 1994), o empowerment minimiza-s a hierarquia ou a distancia entre as organizações; já pelo conceito de Rothstein ( 1995), empowerment é um ato de construir, desenvolver e incrementar o poder entre os indivíduos por meio de cooperação,compartilhamento e trabalho em conjunto.
Ao utilizar o empowerment, a organização terá empregados mais atentos, comprometidos, motivados, criativos, com espírito de cooperação, tornando as metas organizacionais suas próprias metas.
CONDIÇÕES PARA USO DO EMPOWERMENT
De acordo com Mills (1996), é necessário ter cinco requisitos para implementar o empowerment :
Competência e experiência;
Informações da missão;
Recompensas adequadas;
Conhecimento da missão;
Tolerância a erros.
Analisando esses requisitos percebe-se que para o empowerment ser bem implementado, é fundamental ter indivíduos competentes,habilitados e experientes,com as informações que permitam que estes mesmos indivíduos conheçam a organização e a sua missão, para aprimorar a tomada de decisões;tolerando os possíveis erros e valorizando os esforços destes indivíduos.
ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT
Novamente Mills (1996), esclarece quais são as etapas para implementar esta ferramenta:
• 1º Passo - Tolerância a erros: apesar de tolerar erros, isso não quer dizer que todo erro deve ser aceito, existe um limite entre o aceitável e o inadmissível.
• 2º Passo - Desenvolve Confiança: para que o empowerment funcione com êxito, é importante desenvolver a confiança, existem três graus de confiança:
Previsibilidade (é o grau menos intenso, onde a